PALESTRAS

A Necessidade da Dança e da Música no Cinema Contemporâneo - com Axel Ranisch

Eu não sou uma pessoa visual. Mas penso em ritmo e música. Conheço a música de cada cena antes de filmar, até mesmo antes de escrevê-la. Isso não significa que eu a use no filme. Mas dá à cena ritmo e estrutura. A música sempre deve ser um comentário, independente e audível. A música fala quando as palavras se tornam desnecessárias. É o mesmo com a dança e o movimento. Quase sempre há diálogo demais no filme. O diálogo sempre vem da cabeça. E acredito que os filmes devem surgir do coração e da barriga. E eu tenho uma grande barriga! Dança e movimento são intuitivos. Eles dão aos personagens fisicalidade, vulnerabilidade e beleza. Quero falar sobre isso com vocês, discutir, rir e cantar sobre isso.

Dia: 15 de abril
Horário: 16h
LocaL: Instituto Ling
Ingressos Aqui

De Sam Peckinpah a John Wick - A Evolução do Cinema de Ação - com Nicanor Loreti

Uma palestra sobre a evolução do cinema de ação e da encenação desde que "Meu Ódio Será Sua Herança" e sua direção e edição mudaram tudo para sempre, passando pelo cinema asiático até chegar ao presente, com exemplos como "Operação Invasão" ou a saga "John Wick". Nicanor Loreti dirigiu o multipremiado “Diablo” e “Socios por Accidente”, uma das maiores bilheterias do cinema argentino de 2014. No ano seguinte, Loreti lançou “Kryptonita”, que teve mais de 100 mil espectadores e se tornou o filme de gênero de maior sucesso da história do cinema argentino, gerando o spin-off “Nafta Súper” em formato de série televisiva. Em 2018 e 2019, Nicanor dirigiu mais dois longas: “27: o Clube dos Malditos” e “Anoche”. Em 2022, o diretor lançou a ação “Ponto Vermelho”.

Dia: 18 de abril
Horário: 16h
LocaL: Instituto Ling
Ingressos Aqui

Fabian Forte e a Experiência na Realização de Filmes - com Fabián Forte

Seminário de assistência de direção e direção de cinema ministrado por Fabián Forte, roteirista e diretor dos filmes Carnal, Celo, Malditos Sejam, A Corporação, Sócios por Acidentes, Cantores em Guerra, O Morto Conta Sua História, Limbo, Legiões, Jogo de Bruxas e assistente de direção em mais de 30 longas-metragens. O seminário se concentrará no processo de criar um filme, desde a ideia inicial até o roteiro cinematográfico e como levar essa história à tela através da linguagem audiovisual, atendendo aos prazos e valores de produção.

Dia: 19 de abril
Horário: 16h
LocaL: Instituto Ling
Ingressos Aqui

A História do Cinema de Ação através da obra de Mark L. Lester (1972 - 2014) - com Mark L. Lester

Mark L. Lester apresentará trechos de seus vários filmes e revelará como foram feitos e as mudanças e avanços contínuos ao longo dos anos na distribuição e produção. Os clipes incluirão desde os primeiros filmes de drive-in até grandes produções e obras feitas direto para VHS / DVD / Streaming. Incluindo Steel Arena, Truck Stop Women, Comando Para Matar, Chamas da Vingança, Massacre no Bairro Japonês e outros.

Dia: 25 de abril
Horário: 16h
LocaL: Instituto Ling
Ingressos Aqui

Introdução ao Storyboard - com Elizabeth Schuch

Nesta aula, você será apresentado à arte do storyboard e da narrativa visual. Storyboards são o mapa visual usado para planejar sequências em filmes e animações. Eles ajudam todos os departamentos a trabalharem juntos e são uma parte fundamental do planejamento, orçamento e visualização de um filme. Vamos discutir os tipos de planos que compõem um filme, os componentes necessários para desenhar storyboards e alguns truques para ajudá-lo a encontrar enquadramentos artísticos em seu próprio trabalho. Em seguida, faremos um exercício em sala de aula para desmembrar uma cena em uma sequência de storyboard.

Dia: 26 de abril
Horário: 16h
LocaL: Instituto Ling
Ingressos Aqui

O humor ácido e os limites da comédia no cinema - com Caye Casas

O humor ácido é a base de muitos dos filmes do diretor e roteirista Caye Casas. Por esse motivo, o autor oferecerá uma palestra onde se discutirá a comédia e os limites do humor no cinema atual. Ele analisará algumas de suas obras e outros referentes cinematográficos que se destacaram por sua proposta cômica arriscada e politicamente incorreta.

Dia: 27 de abril
Horário: 16h
LocaL: Instituto Ling
Ingressos Aqui

Why not... Write that. Ferramentas de roteiro e narrativa cinematográfica - com Pedro Rivero

No nosso mundo globalizado, já temos ao nosso alcance todos os manuais, todas as análises, todas as opiniões sobre como fazer um bom filme, mas, salvo em algumas ocasiões, cada novo lançamento nos enche de frustração... Em que é que os escritores, diretores e produtores falham? Talvez seja tão importante saber o que não deve ser escrito em um roteiro quanto o que deve ser escrito, e é tão valioso descobrir por que não fazê-lo quanto por que, às vezes, é preciso arriscar. Pedro Rivero ("Psiconautas", "O Poço") acredita que tem algumas respostas enquanto decide o que escrever... ou não.

Atividade promovida com apoio do Instituto Cervantes - Porto Alegre

Dia: 28 de abril
Horário: 16h
LocaL: Instituto Ling
Ingressos Aqui

BUSCAR NO SITE

Procure filmes e notícias em nosso site!

NEWSLETTER

Preencha com seu e-mail o campo abaixo e receba novidades, informações e promoções relacionadas ao Fantaspoa e seus parceiros.

INFORMAÇÕES

Os ingressos para as sessões de exibição do Fantaspoa respeitarão os preços e políticas das salas de cinema. O detalhamento de valores e formas de compra antecipada de ingressos está disponível na página ingressos deste site.

As obras audiovisuais foram classificadas indicativamente pela organização do XX Fantaspoa, nos termos da Portaria nº 3.203, de 8 de outubro de 2010, expedida pelo Ministério da Justiça.