Jurados
Mostra Competitiva Internacional
Diego Faraone é crítico de cinema, jornalista e editor. Escreve para a revista Brecha, maior revista independente do Uruguai.
Fernando Sanches tem mais de 25 anos de experiência no mercado audiovisual, atuando como diretor e roteirista, e se destaca por uma visão multidisciplinar visando a experimentação tanto na narrativa quanto na forma. Dirigiu diversos videoclipes, 5 curtas e 2 longas. Foi premiado em festivais como Cannes Lion Festival (Leão de Ouro), Clio Awards, Animamundi, Profissionais do Ano da Rede Globo e Fantaspoa.
Dane Taranha é radialista, produtora e fã de filmes de terror. Apresentadora na 89 A Rádio Rock, e no Abominável Podcast. Roteirista da HQ Gibi de Menininha. Trabalha com locução e figuração em filmes de terror.
Mostra Competitiva Ibero-Americana
Anami Tara Shucart é desenhista de figurino com experiência em cinema e teatro, sendo "O Livro de Birdie" o primeiro filme que ela roteirizou - e no qual também foi responsável pelo figurino. No teatro, especializou-se na preparação de perucas e penteados. No grego "O Heimonas", trabalhou como figurinista.
Korhan Ugur trabalhou em mais de 100 projetos de publicidade, videoclipes e filmes de cinema. Contribuiu para vários programas de TV e séries como roteirista e foi diretor de diversos curtas-metragens. Ele trabalha com a empresa de produção Serpil Altın Film em projetos específicos como diretor.
Serpil Altın é uma cineasta turca. Ela iniciou sua carreira como assistente de direção e produtora, trabalhando em muitas produções nacionais e internacionais. Em 2016, ela fundou sua própria empresa chamada Serpil Altın Film. Em 2022 lançou seu primeiro longa, "Era uma Vez no Futuro: 2121".
Mostra Competitiva Nacional
Caye Casas é um cineasta e roteirista espanhol cujo trabalho se concentra principalmente em filmes de terror e comédias. Se destacou com obras como "RIP (Rest in Pieces)" (2017) e "Matar a Deus" (2017). Seu último lançamento é o longa-metragem “A Mesa da Sala de Jantar”.
Paul Urkijo Alijo é um diretor de cinema basco. Formado em Belas Artes, iniciou sua carreira na realização de audiovisual, ilustrações e infográficos. Em 2016, ele escreveu, produziu e dirigiu seu primeiro longa-metragem: “Errementari”. Um filme de fantasia baseado no conto "Patxi Errementaria". Seu segundo longa-metragem, "Irati", é um épico baseado na mitologia basca e na história medieval do País Basco.
Pedro Rivero realizou obras como "A Crise Carnívora", "Birdboy" e "Psiconautas, as Crianças Esquecidas", além do roteiro do elogiado "Sangre de Unicornio". Em 2020, o talento de Pedro ficou conhecido para muito além do circuito de festivais de cinema: “O Poço”, cujo roteiro é de sua autoria, foi lançado na Netflix e tornou-se uma das produções mais assistidas no mundo naquele ano.
Mostra Low Budget, Great Films
JJ Weber é um produtor norte-americano de filmes e programas de TV. Colaborador recorrente do festival South by Southwest e do programa Austin City Limits. Ele também produz filmes independentes, como "My Sucky Teen Romance" e “A Próxima Morte”.
Kapel Furman é cineasta, artista plástico e especialista em efeitos especiais. Colaborou em mais de 80 longas e dirigiu 11 filmes, entre eles “Skull: A Máscara de Anhangá”, adquirido pela Shudder, e “A Percepção do Medo”. Apresenta “Cinelab”, do Universal Channel e SyFy, série sobre cinema e efeitos especiais, com 6 temporadas e exibida em 10 países.
Nicanor Loreti dirigiu o multipremiado “Diablo” e “Socios por Accidente”, uma das maiores bilheterias do cinema argentino de 2014. No ano seguinte, Loreti lançou “Kryptonita”, que teve mais de 100 mil espectadores e se tornou o filme de gênero de maior sucesso da história do cinema argentino.
Mostra Competitiva de Curtas-Metragens
Júri da ACCIRS (Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul)
Carla Oliveira é colaboradora da revista digital do cineclube Academia das Musas e do fanzine Zinematógrafo.
Carlos Redel é repórter do jornal Zero Hora.
Robson Nunes é editor-chefe do site Vigília Nerd.