Debates

Será realizado um total de 39 debates, com convidados de todo o mundo, que estarão presentes no XIX Fantaspoa para apresentar suas obras e conversar com o público. Trata-se de uma rara oportunidade de ter contato com alguns dos maiores talentos do cinema fantástico da atualidade.

Sexta-Feira, 14 de abril

19:30 | A Lasanha Assassina: O Ataque das Massas - Sala Paulo Amorim (CCMQ)

Sessão comentada com a diretora Ale McHaddo

Ale McHaddo é diretora, roteirista e produtora audiovisual brasileira que marcou seu nome no mercado dos jogos eletrônicos e da animação, criando games, séries e curtas premiados, exibidos no Brasil e no exterior. Em 2012, lançou a série “Nilba e os Destastronautas”, primeira série brasileira a ser vendida para um canal americano. Um ano depois, estreou a série “Osmar a Primeira Fatia do pão de forma”, vencedora do prêmio Kids Jury em Cannes. A série se tornou umas das mais assistidas da TV Cultura. “A Lasanha Assassina: O Ataque das Massas” é seu quarto longa-metragem após os sucessos de “BugiGangue no Espaço”, “O Amor Dá Trabalho” e “Amor sem Medida”.

20:30 | Orféa Apaixonada – Cinemateca Capitólio

Sessão comentada com o diretor Axel Ranisch

Axel Ranisch é um cineasta e ator alemão. Estudou teatro e artes visuais na Universidade de Hildesheim, antes de se tornar um nome conhecido no cenário do cinema independente alemão. Ranisch é conhecido por seus filmes sensíveis, muitas vezes baseados em experiências pessoais, que lidam com temas como família, identidade e sexualidade. Entre seus trabalhos mais conhecidos estão os filmes "Me Sinto Disco", "Alki Alki" e “Garotas Gordas” que lhe renderam diversos prêmios e indicações em festivais de cinema internacionais.

Sábado, 15 de abril

20:00 | A Próxima Morte - Instituto Ling

Sessão comentada com o diretor JJ Weber

JJ Weber é um produtor norte-americano de filmes e programas de TV. Colaborador recorrente do festival South by Southwest e do programa Austin City Limits. Ele também produz filmes independentes, como "My Sucky Teen Romance" e “A Próxima Morte”.

20:30 | Espaço Seguro – Cinemateca Capitólio

Sessão comentada com o diretor Stefan Kubicki

Stefan Kubicki é um cineasta polonês e americano. Nascido em 1983, seu trabalho reflete uma sensibilidade apocalíptica moldada por uma infância que abrangeu as planícies repletas de silos nucleares da Dakota do Norte e as fábricas abandonadas do Leste Europeu. Seu curta de estreia, “East”, foi o primeiro filme narrativo a ser gravado na Zona de Chernobyl. Mais tarde, ele se formou como diretor no Conservatório AFI em Los Angeles, onde seu filme de tese “Against Night” recebeu uma indicação ao Student Academy Award e ganhou mais de uma dúzia de outros prêmios internacionais de festivais. “Espaço Seguro” é seu primeiro longa-metragem.

Domingo, 16 de abril

18:15 | Give Me an A - Cinemateca Capitólio

Sessão comentada com a diretora Natasha Halevi e com o ator Sean Gunn

Natasha Halevi é conhecida como diretora e atriz em filmes de terror e ficção científica e é reconhecida por seu trabalho em Fatale Collective: Bleed (2019) e em B.C. Butcher (2016). Halevi é a idealizadora da antologia “Give Me an A” e foi painelista em eventos como San Diego ComicCon e Dragoncon e jurada dos festivais FilmQuest e Grimmfest.
Sean Gunn é um ator americano conhecido por seus papéis em várias séries e filmes, incluindo Gilmore Girls, Guardiões da Galáxia e Tromeu & Julieta. Ele é o irmão mais novo do diretor James Gunn e frequentemente colabora com ele em seus projetos cinematográficos, incluindo como o dublê de movimento de Rocket Raccoon em Guardiões da Galáxia.

19:30 | Ivan - Sala Paulo Amorim (CCMQ)

Sessão comentada com o diretor Dani Manzini e o produtor Lucas Pelegrino

Dani Manzini atua nas áreas do cinema, artes visuais, teatro e performance. Dentro do audiovisual destacam-se seus trabalhos como colorista do longa-metragem "Mataram meu Irmão", de Cristiano Burlan, e como diretor de arte e diretor de animação do curta-metragem "Sombras de um Rio", de F. Brito e Lou Spineli. “Ivan” é seu primeiro longa-metragem como diretor.
Lucas Pelegrino é produtor executivo de filmes e séries de televisão especializado em animação com conteúdo produzido disponível na Netflix, HBO Max, Cartoon Network, Comedy Central, TV Cultura, entre outros canais de televisão e plataformas de streaming. Também trabalhou como produtor executivo para filmes independentes de baixo orçamento live-action.

20:30 | A Incrível Elisa – Cinemateca Capitólio

Sessão comentada com o diretor Sadrac Gonzáles-Perellón

Sadrac González-Perellón é um premiado diretor, roteirista e produtor de cinema espanhol nascido em Madrid em 1983. Depois de estudar arte e desenho, ele fez diversos curtas-metragens e dirigiu seu primeiro filme independente, “Myna Se Va” (2009). Como roteirista e diretor, é conhecido por Black Hollow Cage (2017), e como produtor por House of Sweat and Tears (2018).

Segunda-Feira, 17 de abril

19:00 | Sessão de Curtas 6 – Sala Redenção (UFRGS)

Sessão comentada com cineastas dos filmes apresentados.

Terça-Feira, 18 de abril

19:00 | Diablo – Instituto Ling

Sessão comentada com o diretor Nicanor Loreti

Nicanor Loreti dirigiu o multipremiado “Diablo” e “Socios por Accidente”, uma das maiores bilheterias do cinema argentino de 2014. No ano seguinte, Loreti lançou “Kryptonita”, que teve mais de 100 mil espectadores e se tornou o filme de gênero de maior sucesso da história do cinema argentino, gerando o spin-off “Nafta Súper” em formato de série televisiva. Em 2018 e 2019, Nicanor dirigiu mais dois longas: “27: o Clube dos Malditos” e “Anoche”. Em 2022, o diretor lançou a ação “Ponto Vermelho”.

20:30 | Jogo de Bruxas – Cinemateca Capitólio

Sessão comentada com o diretor Fabián Forte

Fabián Forte nasceu em Buenos Aires e se formou na Escuela Superior de Cinematografia, além de ter estudado atuação. Trabalhou em mais de 30 filmes. Dirigiu, anteriormente, os longas-metragens "Malditos Sejam!", "A Corporação", “O Morto Conta Sua História” e “Legiões” exibidos no Fantaspoa, e os sucessos de público "Socios por Accidente" e "Socios por Accidente 2".

Quarta-Feira, 19 de abril

19:00 | A Corporação – Instituto Ling

Sessão comentada com o diretor Fabián Forte

Fabián Forte nasceu em Buenos Aires e se formou na Escuela Superior de Cinematografia, além de ter estudado atuação. Trabalhou em mais de 30 filmes. Dirigiu, anteriormente, os longas-metragens "Malditos Sejam!", "A Corporação", “O Morto Conta Sua História” e “Legiões” exibidos no Fantaspoa, e os sucessos de público "Socios por Accidente" e "Socios por Accidente 2".

19:30 | Enter Mycel – Sala Paulo Amorim (CCMQ)

Sessão comentada com o diretor Daniel Limmer e a produtora Simone Aigner

Daniel Limmer é cineasta austríaco que atua desde a adolescência, quando produzia curtas-metragens de ficção com seus amigos. Nessa época, ele já chamava a atenção e ganhava prêmios no festival de cinema juvenil local "Klappe". Em 2011, trabalhou como assistente de produção para o filme "OMAMAIA" e para a conhecida série alemã de investigação criminal "TATORT". Em 2013, seu curta "PANTA RHEI" foi premiado com o primeiro lugar no festival de cinema Instant36. Em 2015, seu curta-metragem "EMMA" foi premiado no concurso #15SecondScare da CryptTv por Eli Roth e Quentin Tarantino. "Enter Mycel" é seu primeiro longa-metragem.
Simone Aigner é uma produtora de cinema independente especializada em filmes de terror artísticos e de gênero. Juntamente com a Dirty Toe Productions, Simone financiou e produziu o longa-metragem de estreia de Daniel Limmer "Enter Mycel", que estreou em 2023 na competição oficial de longas-metragens do Max Ophüls Preis.

20:30 | Os Espectadores – Cinemateca Capitólio

Sessão Comentada pelo diretor Gabriel Foster Prior

Gabriel Foster Prior construiu uma carreira como editor, incluindo os filmes “Lucid”, que estreou no Festival de Cinema de Edimburgo em 2018, e “The Wall of Mexico", que estreou no South By Southwest em 2019. Ele também dirigiu curtas-metragens, incluindo “Binoculars”, descrito pela Film Fest Review como "horror existencial no seu melhor", e “The Drunk”, descrito pelo crítico de cinema da BBC, James King, como "sete minutos de comédia engraçada". The Bystanders é o seu primeiro longa-metragem como diretor.

Quinta-Feira, 20 de abril

19:30 | Imersão – Sala Paulo Amorim (CCMQ)

Sessão comentada com o diretor homenageado Takashi Shimizu

Takashi Shimizu é um cineasta japonês mais conhecido por dirigir a franquia de terror J-horror "Ju-On", que se tornou um grande sucesso internacional. Ele começou sua carreira fazendo filmes de baixo orçamento em 8 mm e, em seguida, se dedicou a fazer filmes de terror para a TV japonesa antes de alcançar sucesso no cinema. Shimizu é considerado um dos mais importantes diretores de cinema de terror do Japão.

20:30 | Soft & Quiet – Cinemateca Capitólio

Sessão comentada com a diretora Beth de Araújo

Beth de Araújo é uma roteirista e diretora destacada pela revista Filmmaker como uma das 25 Novas Faces do Cinema Independente. Seu primeiro longa-metragem, “Soft & Quiet”, estreou no Festival de Cinema SXSW 2022 e foi adquirido pela Blumhouse. Araújo tem bacharelado em Sociologia pela Universidade de Berkeley, e mestrado em Belas Artes pela American Film Institute. Sua mãe é sino-americana e seu pai é brasileiro. Ela nasceu e foi criada em São Francisco com suas três irmãs e é cidadã dupla do Brasil e dos Estados Unidos.

Sexta-Feira, 21 de abril

18:15 | Ju-On: O Grito – Cinemateca Capitólio

Sessão comentada com o diretor homenageado Takashi Shimizu

Takashi Shimizu é um cineasta japonês mais conhecido por dirigir a franquia de terror J-horror "Ju-On", que se tornou um grande sucesso internacional. Ele começou sua carreira fazendo filmes de baixo orçamento em 8 mm e, em seguida, se dedicou a fazer filmes de terror para a TV japonesa antes de alcançar sucesso no cinema. Shimizu é considerado um dos mais importantes diretores de cinema de terror do Japão.

19:30 | Mundo Proibido – Sala Paulo Amorim (CCMQ)

Sessão comentada com os diretores Alê Machado e Camila Carrossine

Alê Camargo e Camila Carrossine são diretores e produtores de animação premiados e, juntos, criaram videoclipes, diversos curtas-metragens e uma série de TV. Eles são parceiros na produtora Buba Filmes, um pequeno estúdio de animação localizado em São Paulo, Brasil. Eles também são os orgulhosos pais da jovem Luna.

20:30 | Centenas de Castores – Cinemateca Capitólio

Sessão comentada com o roteirista e ator Ryland Tews e o diretor de fotografia Quinn Hester

Nativo de Milwaukee, Ryland Tews fez seu primeiro longa-metragem em 2017 com "O Monstro do Lago Michigan". Com apenas seus amigos para ajudá-lo e a antiga câmera empoeirada de sua namorada para usar, Ryland financiou seu projeto com as gorjetas de entregas de pizza. Devido ao orçamento super reduzido, o filme optou por uma estética em preto e branco em filme 16mm. Isso permitiu uma sensação única e antiga, onde efeitos mais ousados e o ‘faça-você-mesmo’ reinam supremos. Atualmente, Ryland é um garçom e é o protagonista e roteirista de “Centenas de Castores”.
Quinn Hester é diretor e diretor de fotografia que trabalhou com marcas e agências de publicidade nacional e internacionalmente. Ele trabalhou em mais de 30 curtas-metragens.

Sábado, 22 de abril

17:30 | Massacre no Bairro Japonês – Sala Paulo Amorim (CCMQ)

Sessão comentada com o diretor homenageado Mark L. Lester

Mark L. Lester é cineasta, produtor e roteirista americano. Ele estudou cinema na University of California e começou sua carreira cinematográfica trabalhando em produções de baixo orçamento em Hollywood. Mark L. Lester é conhecido por sua habilidade em criar filmes de ação emocionantes e suspenses intensos, tem um estilo visual distinto e é considerado uma das figuras mais influentes do cinema de ação. Entre suas principais obras destacam-se “Chamas da Vingança”, “Comando Para Matar”, “Os Donos do Amanhã” e “Massacre no Bairro Japonês”.

18:15 | Secadores - Cinemateca Capitólio

Sessão comentada com a diretora Rocío Mesa

Rocio Mesa é uma cineasta e produtora espanhola. Ela é diretora da "LA OLA - Independent Films from Spain", uma organização focada na promoção do cinema espanhol de vanguarda na América do Norte, e programadora freelancer para festivais como LA Film Festival. Seu longa-metragem de estreia, Orezans, estreou no Festival de Cinema de Sevilha em 2013, foi selecionado em festivais como BAFICI e foi indicado como Melhor Documentário no Prêmio ASECAN. Mesa foi nomeada pela Variety como uma das 10 principais "Mulheres Espanholas em Ascensão no Negócio do Cinema" em 2017.

19:30 | Despedida – Sala Paulo Amorim (CCMQ)

Sessão comentada com os diretores Luciana Mazeto e Vinícius Lopes e membros da equipe

Luciana Mazeto e Vinícius Lopes são diretores e roteiristas de Porto Alegre, que são parceiros na produtora Pátio Vazio. Eles fizeram os curtas-documentários Antes do Lembrar (2018) e Os Olhos na Mata e o Gosto na Água (2020), além do longa-metragem Irmã (2020, 44ª Mostra). Seus filmes foram selecionados em festivais de cinema como Berlim, Rotterdam, Tiradentes e Havana. “Despedida” é o segundo longa-metragem deles.

20:30 | Derretimento: A Jornada de uma Família Nuclear à Doideira Total – Cinemateca Capitólio

Sessão comentada com o diretor Colton Van Til e membros da equipe

Colton Van Til é um escritor e diretor cujo primeiro longa-metragem foi lançado nos cinemas e teve distribuição internacional de streaming quando ele tinha apenas 20 anos. Ele nasceu e cresceu em Seattle, Washington. Seu trabalho geralmente se concentra em examinar as nuances da família e do trauma geracional. Ele agora vive e trabalha em Los Angeles depois de se formar na Escola de Cinema e Televisão da Loyola Marymount University.

Domingo, 23 de abril

17:30 | Pronta para Morar – Sala Paulo Amorim (CCMQ)

Sessão comentada com o diretor Pablo Aragüés

Pablo Aragüés é um diretor, escritor e editor espanhol. Ele dirigiu três longas-metragens: "Pronta para Morar" (2022), "Novatos" (2015) e "Vigilo el camino" (2013). Aragüés trabalhou na produção de videoclipes musicais para bandas como Saxon, Porta, Siniestro Total, Neuman, e em shows ao vivo de Violadores del Verso, Alice Cooper, Slayer e Siniestro Total. Ele foi membro do júri do Prix de la Jenneuse do Festival de Cannes, onde apresentou seu curta-metragem de ficção mais ambicioso, Perceval.

18:15 | Velhos – Cinemateca Capitólio

Sessão comentada com os diretores Raúl Cerezo e Fernando González Gómez

Raúl Cerezo é um cineasta espanhol que iniciou sua carreira em curtas-metragens aos 16 anos. Ele também é co-diretor do Festival de Curtas-metragens Escorto em El Escorial, Madrid. Cerezo é conhecido por seu trabalho no curta-metragem "Escarnio", que ele fez com Colin Arthur, e escreve sobre outros curtas em seu blog "El Zoom Erótico". Ele também co-escreveu um livro sobre Roman Polanski com David Baró.
Fernando González Gómez é diretor e roteirista espanhol conhecido por ter escrito e dirigido mais de trinta curtas-metragens, pelos quais recebeu vários prêmios internacionais. Destaca-se sua indicação ao prêmio Goya de melhor curta-metragem de ficção, e suas três indicações ao prêmio Mèliés d'Argent de melhor curta-metragem fantástica europeia. Em 2020, ele estreou seu primeiro longa-metragem, "Estándar", escrito e dirigido por ele mesmo, que foi o primeiro filme espanhol a receber o Vanguard Comedy Award no Festival de Cinema de Austin. Em 2022, lançou seu segundo filme, "La Pasajera".

19:30 | O Porão da Rua do Grito – Sala Paulo Amorim (CCMQ)

Sessão comentada com a diretora Sabrina Greve

Sabrina Greve é uma atriz, diretora e roteirista brasileira, conhecida pelos seus trabalhos no cinema que já lhe agraciaram com mais de dez prêmios como melhor atriz. Integrou durante sete anos Centro de Pesquisa Teatral, de direção de Antunes Filho. Estreou no cinema em Uma Vida em Segredo, filme de Suzana Amaral de 2002. Posteriormente, atuou nos filmes Olga, de Jayme Monjardim, Nina, de Heitor Dhalia, Carandiru, de Hector Babenco, e O Duplo, de Juliana Rojas. Como cineasta, ela dirigiu três curtas-metragens e um filme para a TV chamado "Irina" (2012), produzido pela TV Cultura. Sabrina também foi a diretora por trás de uma das histórias do filme "Fucking Different São Paulo" (2010), que estreou no Berlinale (Panorama).

20:30 | Comando para Matar – Cinemateca Capitólio

Sessão comentada com o diretor homenageado Mark L. Lester

Mark L. Lester é cineasta, produtor e roteirista americano. Ele estudou cinema na University of California e começou sua carreira cinematográfica trabalhando em produções de baixo orçamento em Hollywood. Mark L. Lester é conhecido por sua habilidade em criar filmes de ação emocionantes e suspenses intensos, tem um estilo visual distinto e é considerado uma das figuras mais influentes do cinema de ação. Entre suas principais obras destacam-se “Chamas da Vingança”, “Comando Para Matar”, “Os Donos do Amanhã” e “Massacre no Bairro Japonês”.

Segunda-Feira, 24 de abril

19:00 | Sessão de Curtas 11 – Sala Redenção (UFRGS)

Sessão comentada com cineastas dos filmes apresentados.

Terça-Feira, 25 de abril

18:15 | Satanic Hispanics - Cinemateca Capitólio

Sessão comentada com o diretor Demian Rugna

Demian Rugna é um dos nomes mais celebrados do cinema fantástico da América Latina dos últimos anos. Em 2017, realizou o sensacional “Aterrorizados”, que entrou em cartaz em cinemas na Argentina, foi elogiadíssimo pela crítica e selecionado em muitos festivais de prestígio, como Sitges, Fantasia e Fantastic Fest.

19:00 | Os Donos do Amanhã – Instituto Ling

Sessão comentada com o diretor homenageado Mark L. Lester

Mark L. Lester é cineasta, produtor e roteirista americano. Ele estudou cinema na University of California e começou sua carreira cinematográfica trabalhando em produções de baixo orçamento em Hollywood. Mark L. Lester é conhecido por sua habilidade em criar filmes de ação emocionantes e suspenses intensos, tem um estilo visual distinto e é considerado uma das figuras mais influentes do cinema de ação. Entre suas principais obras destacam-se “Chamas da Vingança”, “Comando Para Matar”, “Os Donos do Amanhã” e “Massacre no Bairro Japonês”.

20:30 | A Mesa da Sala de Jantar – Cinemateca Capitólio

Sessão comentada com o diretor Caye Casas

Caye Casas é um cineasta e roteirista espanhol cujo trabalho se concentra principalmente em filmes de terror e comédias. Ele é conhecido por sua colaboração criativa com seu parceiro de escrita e direção, Albert Pintó. Juntos, eles escreveram e dirigiram vários filmes, incluindo "RIP (Rest in Pieces)" (2017) e "Matar a Deus" (2017). Seu trabalho se destaca por seu estilo visual distinto e narrativas inovadoras, e é considerado um dos principais talentos do cinema de gênero em seu país.

Quarta-Feira, 26 de abril

19:00 | O Livro de Birdie – Instituto Ling

Sessão comentada com a diretora Elizabeth Schuch e a roteirista Anami Tara Schucart

Elizabeth Schuch trabalhou no conceito artístico e storyboard de filmes como "Mulher Maravilha" e "Pacific Rim: Uprising"; criou cartazes para o Metropolitan Opera e o Shakespeare's Globe; e foi diretora de arte e roteirista de “O Heimonas”. "O Livro de Birdie é sua estreia na direção de um longa-metragem.
Anami Tara Shucart é desenhista de figurino com experiência em cinema e teatro, sendo "O Livro de Birdie" o primeiro filme que ela roteirizou - e no qual também foi responsável pelo figurino. No teatro, especializou-se na preparação de perucas e penteados. No grego "O Heimonas", trabalhou como figurinista.

20:30 | Era uma Vez no Futuro: 2121 – Cinemateca Capitólio

Sessão comentada com a diretora Serpil Altin e o roteirista e produtor Korhan Ugur

Serpil Altın é uma cineasta turca. Ela iniciou sua carreira como assistente de direção e produtora, trabalhando em muitas produções nacionais e internacionais. Seus curtas-metragens "The Holiday Gift (2014)" e "Learning How to Swim (2017)" foram exibidos e premiados em muitos festivais de cinema nacionais e internacionais. Em 2016, ela fundou sua própria empresa chamada Serpil Altın Film. Seu primeiro longa-metragem, que é do gênero ficção científica e drama, é "Era uma Vez no Futuro: 2121".
Korhan Ugur trabalhou em mais de 100 projetos de publicidade, videoclipes e filmes de cinema. Contribuiu para vários programas de TV e séries como roteirista e foi diretor de diversos curtas-metragens. Ele trabalha com a empresa de produção Serpil Altın Film em projetos específicos como diretor.

Quinta-Feira, 27 de abril

19:00 | Matar a Deus – Instituto Ling

Sessão Comentada com o diretor Caye Casas

Caye Casas é um cineasta e roteirista espanhol cujo trabalho se concentra principalmente em filmes de terror e comédias. Ele é conhecido por sua colaboração criativa com seu parceiro de escrita e direção, Albert Pintó. Juntos, eles escreveram e dirigiram vários filmes, incluindo "RIP (Rest in Pieces)" (2017) e "Matar a Deus" (2017). Seu trabalho se destaca por seu estilo visual distinto e narrativas inovadoras, e é considerado um dos principais talentos do cinema de gênero em seu país.

19:30 | Kick Me – Sala Paulo Amorim (CCMQ)

Sessão comentada com o diretor Gary Huggins

Caye Casas é um cineasta e roteirista espanhol cujo trabalho se concentra principalmente em filmes de terror e comédias. Ele é conhecido por sua colaboração criativa com seu parceiro de escrita e direção, Albert Pintó. Juntos, eles escreveram e dirigiram vários filmes, incluindo "RIP (Rest in Pieces)" (2017) e "Matar a Deus" (2017). Seu trabalho se destaca por seu estilo visual distinto e narrativas inovadoras, e é considerado um dos principais talentos do cinema de gênero em seu país.

20:30 | Brooklyn 45 – Cinemateca Capitólio

Sessão comentada com o diretor Ted Geoghegan

Ted Geoghegan vem escrevendo, produzindo e criando ousados e inovadores filmes de gênero desde 2001. Seu primeiro longa-metragem como diretor, "We Are Still Here", lançado em 2015, foi uma das obras de gênero mais celebradas do ano e aclamado como um clássico moderno. Seu próximo trabalho em 2017, "Mohawk", com forte carga política, foi certificado pelo Rotten Tomatoes e adquirido pela Netflix.

Sexta-Feira, 28 de abril

18:15 | Fixação – Cinemateca Capitólio

Sessão comentada com o produtor e ator Max Topplin e a produtora Maya Heble

Max Topplin é um ator canadense de teatro, televisão e cinema. Ele nasceu em Toronto, Ontário e fez sua estréia na série de televisão Ghost Trackers. Ele é mais conhecido por seu papel no drama jurídico Suits, onde interpretou o personagem recorrente Harold Gunderson.
Maya Heble é produtora e trabalha com a 4AM Films há mais de dois anos. Ávida leitora, ela é a membro da equipe indicada para opção de livros, aquisição de roteiros e desenvolvimento de projetos nos 4AM Films Studios.

19:00 | O Poço – Instituto Ling

Sessão comentada com o roteirista Pedro Rivero

Atividade promovida com apoio do Instituto Cervantes - Porto Alegre

Pedro Rivero realizou obras como "A Crise Carnívora", "Birdboy" e "Psiconautas, as Crianças Esquecidas", além do roteiro do elogiado "Sangre de Unicornio". Em 2020, o talento de Pedro ficou conhecido para muito além do circuito de festivais de cinema: “O Poço”, cujo roteiro é de sua autoria, foi lançado na Netflix e tornou-se uma das produções mais assistidas no mundo naquele ano.

20:30 | Molli e Max no Futuro – Cinemateca Capitólio

Sessão comentada com o diretor Michael Lukk Litwak e o produtor Ted Geoghegan

Michael Lukk Litwak é um cineasta e cartunista sediado em Brooklyn, que nasceu e cresceu em Los Angeles. Ele gosta de contar histórias guiadas por personagens que abraçam o absurdo, muitas vezes através de uma lente de clássicos do cinema de gênero. Seus curtas-metragens anteriores incluem "The Life and Death of Tommy Chaos and Stacey Danger" e "Alpha Squadron".
Ted Geoghegan vem escrevendo, produzindo e criando ousados e inovadores filmes de gênero desde 2001. Seu primeiro longa-metragem como diretor, "We Are Still Here", lançado em 2015, foi uma das obras de gênero mais celebradas do ano e aclamado como um clássico moderno. Seu próximo trabalho em 2017, "Mohawk", com forte carga política, foi certificado pelo Rotten Tomatoes e adquirido pela Netflix.

Sábado, 29 de abril

20:30 | Irati – Cinemateca Capitólio – Sessão Comentada

Sessão comentada com o diretor Paul Urkijo Alijo

Paul Urkijo Alijo é um diretor de cinema basco. Ele é um ávido leitor de mitologia e contos tradicionais. Em 2008, formou-se em Belas Artes e iniciou sua carreira na realização de audiovisual, ilustrações e infográficos de forma profissional. Foi assim que ele começou a escrever e dirigir curtas-metragens de ficção e animação. Em 2016, ele escreveu, produziu e dirigiu seu primeiro longa-metragem: “Errementari”. Um filme de fantasia baseado no conto "Patxi Errementaria". Seu segundo longa-metragem, "IRATI", é um épico baseado na mitologia basca e na história medieval do País Basco.

Domingo, 30 de abril

20:30 | Minore – Cinemateca Capitólio

Sessão comentada com o diretor Konstantinos Koutsoliotas, a produtora Elizabeth Schuch e o ator Davide Tucci

Konstantinos Koutsoliotas é um experiente artista de efeitos visuais, tendo trabalhado em diversos projetos comerciais, desde filmes de Hollywood (“Guardiões da Galáxia”,”300”) a comerciais, filmes independentes e clipes musicais. Em 2019 lançou “O Medo de Olhar Para Cima”, o segundo longa-metragem que dirigiu, posterior ao premiado "O Heimonas".
Elizabeth Schuch trabalhou no conceito artístico e storyboard de filmes como "Mulher Maravilha" e "Pacific Rim: Uprising"; criou cartazes para o Metropolitan Opera e o Shakespeare's Globe; e foi diretora de arte e roteirista de “O Heimonas”. "O Livro de Birdie é sua estreia na direção de um longa-metragem.
Davide Tucci é um ator e modelo maltês-italiano, vencedor do Prêmio de Melhor Modelo Fotográfico Masculino 2010 e 2011 no Malta Fashion Awards. Logo após seu primeiro papel na televisão de Malta, ele ganhou imediata popularidade com a população maltesa e agora é considerado um nome estabelecido - trabalhando regularmente nos principais canais de televisão, bem como no Teatro Nacional em Valletta.

BUSCAR NO SITE

Procure filmes e notícias em nosso site!

NEWSLETTER

Preencha com seu e-mail o campo abaixo e receba novidades, informações e promoções relacionadas ao Fantaspoa e seus parceiros.

INFORMAÇÕES

Os ingressos para as sessões de exibição do Fantaspoa respeitarão os preços das salas de cinema. O detalhamento de preços e formas de compra antecipada de ingressos está disponível na página ingressos deste site.

As obras audiovisuais foram classificadas indicativamente pela organização do XIX Fantaspoa, nos termos da Portaria nº 3.203, de 8 de outubro de 2010, expedida pelo Ministério da Justiça.