30
Março
Segundo Lote de Filmes Anunciado
Segundo Lote de Filmes Anunciado
Daqui a 5 semanas já estaremos no primeiro final de semana do Fantaspoa 2013. Então, vamos aproveitar e adiantar mais alguns filmes para que possam ir se preparando.
Nesta semana, daremos um foco especial à programação que estamos trazendo da Alemanha.
2013 é o Ano da Alemanha no Brasil. Em função deste evento, organizamos, junto com o Instituto Goethe de Porto Alegre, uma mostra exclusiva chamada Horror Underground Alemão, que trará 9 títulos em exibições única, dos 3 cineastas responsáveis por este movimento: Olaf Ittenbach, Andreas Schnaas e Jörg Buttgereit.
Na Competição Internacional, estão programados cinco filmes germânicos, e quatro deles terão seus diretores e parte da equipe – graças ao apoio do Instituto Goethe de Porto Alegre e da German Films – presentes no evento. “Erros dos Corpo Humano” conta sobre um cientista canadense que vai à Alemanha trabalhar num ambicioso projeto para descobrir um gene para a regeneração humana. Stephan Rick apresentará a sessão comentada de “O Bom Vizinho”, que mostra uma amizade que fica conturbada após o testemunho de um atropelamento fatal; e Mathieu Seiler e o produtor Cengiz Peker apresentarão “A Excursão”, filme com toques de conto de fada macabro, sobre uma família que vai passar uma sombria tarde no campo. Também, o evento contará com a presença de Jan Speckenbach, diretor de “Os Esquecidos”, filme exibido no Festival de Cinema de Berlim, que mostra um pai numa Alemanha em que crianças estão misteriosamente desaparecendo; e da diretora Alex Schmidt e do músico Marian Lux, que debaterão “Você Prometeu”. Selecionado para o prestigiado Festival de Cinema de Veneza, o filme conta a história de duas amigas que se reencontram depois de muitos anos separadas e que acabam tendo que lidar com segredos do passado.
E, como já mencionado, no dia 07 de maio, o músico Marian Lux realizará uma sessão inesquecível para os amantes do cinema expressionista alemão. No Instituto Goethe de Porto Alegre, o clássico “O Gabinete de Dr. Caligari” será exibido acompanhado por execução simultânea da trilha sonora pelo pianista. Esta apresentação terá entrada franca.
Abaixo estão os links para cinco destes filmes e o texto que contextualiza a mostra “O Horror Underground Alemão”.
Assistam, leiam e se preparem, pois o Fantaspoa 2013 está chegando!
Abraços,
João Pedro Fleck e Nicolas Nicolas Tonsho
Erros do Corpo Humano: https://vimeo.com/45687142
Você Prometeu: http://www.youtube.com/watch?v=eYPvsHwf7qA
Os Esquecidos: http://www.youtube.com/watch?v=174BsdIDGhE
O Bom Vizinho: http://www.youtube.com/watch?v=-PD4fVvPl6k
A Excursão: http://vimeo.com/38504035
Segue o texto de apresentação da mostra, redigido pelo nosso amigo Yazid Benfeghoul, que colaborou com a curadoria da mostra:
O splatter underground alemão foi e continua sendo um punho de ferro contra a censura à violência nos filmes de ficção, seja de um modo cômico ou objetivo. Por mais absurdo que seja, Fome Animal, o clássico de Peter Jackson, foi cortado em 6 minutos para o seu lançamento na Alemanha e depois banido. Há uma longa lista de filmes cultuados que continuam banidos na Alemanha. E esse fato, por si só, acabou levando ao nascimento e desenvolvimento da cena underground, através de indivíduos que detestavam o fato de que precisavam de permissão para poder assistir a algo. Importações da Holanda e do Reino Unido saciavam a sua sede de sangue, principalmente nos anos 80 e 90. E foi no final dos anos 80 que os primeiros cineastas independentes alemães se estabeleceram perante os fãs de splatter do mundo inteiro. Em um tempo em que a internet e os celulares ainda não haviam sido inventados, era difícil descobrir onde obter filmes a respeito dos quais você apenas ouvia falar, lia em alguma revista francesa ou via as fotos em livros japoneses sobre o cinema extremo nos quais a única coisa que se conseguia ler eram os títulos dos filmes. Nos anos seguintes, três cineastas alemães se tornaram um fenômeno, e seu splatter extremo, a sua marca registrada. Em 1987, NEKROMANTIK lançou o cinema de Jörg Buttgereit de uma maneira excepcional, fazendo com que este trabalho fosse aclamado internacionalmente. Filmado em 35 milímetros, é ainda hoje frequentemente citado como uma influência e fonte de inspiração por alguns diretores franceses que hoje em dia trabalham com cinema de gênero. O filme foi até mesmo censurado no Japão, após ter sido vendido lá, e, na Espanha, foi um grande sucesso, tendo sua sequência filmada em 1991 e banida temporariamente até mesmo na própria Alemanha. Em 1989, Olaf Ittenbach filmou e chocou o púlico com seu filme BLACK PAST. Ainda que menos artístico, a sua imagética e ideias eram assombrosas e, com efeitos excepcionalmente originais e realistas, ele elevou o nível de violência e sangue que eram feitas com câmeras de video naquela época. Seu outro filme, LUA SANGRENTA, foi lançado em 1992 e banido depois de três meses no mercado – um recorde mundial. Também é excepcional o fato de que Olaf Ittenbach teve de pagar uma multa de 3 mil marcos alemães por ter lançado seu filme. Ele ainda hoje continua sendo odiado pelos censores alemães. Nenhum de seus filmes conseguiu ser lançado sem cortes na Alemanha e tiveram que ser lançados em versões completas somente no exterior. Nestes mesmos anos (1989 e 1992), o último destes três rebeldes, Andreas Schnaas, trabalhou de maneira inovadora ao criar os dois primeiros filmes da coleção VIOLENT SHIT: contou uma história simples sobre um assassino, concentrando seus esforços principalmente nos efeitos gráficos e promovendo isso pela escolha deste título único para a série. Com o tempo, veio a mudança. Cada vez ficou mais difícil para este trio singular conseguir dinheiro para suas novas produções. Eles financiavam seus filmes parcialmente com o seu próprio dinheiro. Em um certo momento, Jörg Buttgereit decidiu não aceitar propostas de trabalhar com orçamentos mínimos, pois eles não permitiriam dar vida às suas visões. Ele hoje dirige peças de teatro e trabalha como crítico de cinema. Schnaas e Ittenbach ainda criam filmes que variam bastante em termos de qualidade e orçamento. Os três continuam sendo os expoentes do underground alemão.