Fantaspoa apresenta seu cartaz de 2013 e informa as novidades na programação
Aproxima-se a data de início do Fantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico, tradicional evento de cinema que ganha mais credibilidade, qualidade e diversidade a cada edição. Em seu nono ano, o festival anuncia novidades e a vinda de muitos realizadores brasileiros e estrangeiros. O Fantaspoa será realizado entre 03 e 19 de maio de 2013, em diversos cinemas da capital gaúcha.
O cartaz da nona edição foi concebido pelo designer gráfico e músico Ron Selistre, diretor de arte do festival desde 2012. Nas palavras dele, “a estética escolhida para a edição 2013 é a do mistério. Foi inspirada numa visão de Um Corpo que Cai, filme clássico de Alfred Hitchcock, onde a luz e a sombra rodopiam numa dança flutuante, longe do chão e da segurança, num vácuo onde nada se revela por inteiro”.
Números do Fantaspoa
Neste ano, o Fantaspoa teve quantidade recorde de inscrições, demonstrando a relevância e projeção alcançadas pelo evento nos últimos anos. Para compor a programação de 2013, foram considerados mais de 700 longas-metragens e 500 curtas-metragens, o que totaliza aproximadamente 1.100 horas de filmes. A programação oficial do evento contará com mais de 150 obras, sendo 99 longas-metragens de 42 diferentes países.
As quatro mostras competitivas do Fantaspoa - Apocalipse Zumbi, Panorama, Ibero-Americana e Competição Internacional – que se concentram em exibir as obras produzidas no mundo nos últimos três anos – apresentarão 65 filmes em 2013. Desses, 48 estarão em première latino-americana no Fantaspoa; 11 em première nacional; e um em première mundial. Além disso, a mostra não-competitiva Especiais exibirá dois filmes brasileiros em première mundial. Dessa forma, o evento demonstra ser eficaz no atendimento de uma de suas principais funções como festival de cinema: servir de janela de exibição para obras de inegável valor artístico e cultural que dificilmente conseguiriam ser exibidas ao grande público nas salas de cinema tradicionais.
O Fantaspoa realizará 173 sessões, sendo 33 delas comentadas pelos diretores, produtores e/ou demais membros envolvidos nas produções apresentadas. Serão mais de 50 convidados – dentre esses, 35 estrangeiros – que virão a Porto Alegre apresentar seu trabalho e conversar com o público.
A busca pela diversidade artística
Além das tradicionais exibições cinematográficas, o Fantaspoa 2013 realizará atividades em outras áreas: uma mostra fotográfica em homenagem ao giallo – subgênero de cinema muito popular na Itália na década de 1970 concebida exclusivamente para o Fantaspoa por Priscila Poletti e Diego Bertoldi. Será Galeria de Arte do Sindicato dos Bancários; curso de maquiagem com o diretor e especialista em efeitos especiais Rodrigo Aragão nos dias 04 e 05 de maio; curso teórico sobre a história do giallo, ministrado pelo mestre italiano Luigi Cozzi nos dias 11 e 12 de maio; e, ainda, duas atividades musicais: uma sessão do filme O Gabinete do Dr. Caligari, musicada ao vivo pelo pianista alemão Marian Lux, no Instituto Goethe de Porto Alegre no dia 07 de maio, e um concerto de Claudio Simonetti, componente da extinta banda Goblin, no Átrio do Santander Cultural, no dia 12 de maio.
Também, será apresentado um programa denominado “Bienal no Fantaspoa”, fruto de parceria do festival com a Bienal do Mercosul. Serão exibidos vídeos do Otolith Group, coletivo artístico britânico que explora o filme, a instalação, o som e o texto para falar sobre geopolítica global, processos migratórios e condição humana. O programa será exibido no Cine Santander, nos dias 04 e 05 de maio.
IX Fantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre
De 03 a 19 de maio de 2013 em Porto Alegre
Salas: CineBancários, Cine Santander Cultural, Sala Paulo Amorim e Sala Eduardo Hirtz
Ingressos: 6 reais
Patrocínio: Petrobras
Realização: João Pedro Fleck e Nicolas Tonsho - Fantaspoa Produções
Clique abaixo para ver a imagem no facebook do Fantaspoa