Como atividade especial, hoje teremos o concerto de Vince Tempera, italiano responsável por, dentre outros, o clássico tema de "Sete Notas Fatais”, de Lucio Fulci. No seu primeiro show em Porto Alegre, Vince Tempera apresentará algumas de suas composições, mesclada a clássicos compostos por outros mestres, além de contar histórias sobre a Era de Ouro do cinema italiano. Dentre outras, serão executadas, Profondo Rosso (Goblin), Metti una sera a cena (Ennio Morricone), La Strada (Nino Rota), El Negro Zumbon (Armando Trovajoli) e o clássico Sete Note in Nero, de autoria do próprio Vince Tempera. O concerto será no Átrio do Santander Cultural às 18h00, e custará 12 reais.
Hoje, às 13h30 no Cine Santander Cultural, última oportunidade para assistir ao "O Elo Podre", elogiadíssima na sessão de ontem e que rendeu o prêmio máximo do Festival de Sitges em 2015 para Javier Diment, seu diretor.
Às 15h00, o interessantíssimo filme de fantasia e comédio da República Tcheca e da Eslováquia, "A República de Wilson", no CineBancários; e "Starcrash", versão italiana de Star Wars dirigida por Luigi Cozzi (que conversará com o público após a exibição).
Às 17h00, sessões de "Road Duster" no CineBancários; de "Anômalo", no Cine SAntander Cultural; e de "Finis Hominis" na Sessão Petrobras na Cinemateca Capitólio. O primeiro filme é um road movie holandês que conta as aventuras de uma dupla viciada em mulheres, música, nicotina e álcool. O segundo estará em première mundial no XII Fantaspoa e mostra a investigação da curiosa morte de um jovem esquizofrênico. O diretor espanhol Hugo Stuven Casasnovas estará presente na sessão, que será comentada. "Finis Hominis" é uma obra do lendário diretor José Mojica Marins (conhecido como Zé do Caixão) e será comentada por André Barcinski, que é especialista na vida e obra de Mojica, tendo ganho prêmio do Júri do Festival de Sundance por Maldito, sobre o cineasta.
Às 19h00, duas sessões comentadas: do premiadíssimo "O Sobrevivente", com presença de Stephen Singleton, e "Angústia Alemã", com as presenças de Andreas Marschall e Michal Kosakowski. Ambos filmes tiveram uma ótima receptividade em festivais, como o prestigiado Rotterdam International Film Festival (onde estreou "Angústia Alemã"), e ganharam prêmios importantes (Festival de Tribeca e de Sitges, de melhor direção para Stephen Singleton, de "O Sobrevivente").
Às 21h30, estreia mundial de "FantastiCozzi", documentário homenagem à personalidade e à obra do italiano Luigi Cozzi, diretor cultuado que fez obras emblemáticas, como "Starcrash" e "Alien Contamination". O diretor do documentário, Felipe M. Guerra, estará presente na sessão, juntamente com Luigi Cozzi, que assistirá a essa homenagem pela primeira vez na sessão de hoje. Imperdível!
O XII Fantaspoa é uma apresentação do Ministério da Cultura e da Petrobras, e conta com patrocínio do Banrisul e da Petrobras.