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O XIII Fantaspoa chegou ao fim contabilizando um público de nove mil espectadores em suas atividades que envolveram, além das habituais sessões de cinema na Cinemateca Capitólio Petrobras e no Cine Santander Cultural, foram realizados workshops, sessão musicada, cursos, palestras, festas, mostra itinerante, e as Sessões Petrobras da Meia-Noite. Apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Petrobras, que assina o patrocínio junto com o Banrisul e a Enerfín do Brasil, o evento apresentou mais de 120 filmes curtas e longas-metragens e trouxe a Porto Alegre mais de 65 convidados e reuniu alguns dos mais talentosos e promissores profissionais da sétima arte da atualidade, criando um rico ambiente de troca de informações e experiências e de estabelecimento de contatos.
Na abertura do evento, foi apresentado "O Livro de Birdie", dirigido pela norte-americana Elizabeth Schuch, que conta com elenco exclusivamente feminino e cuja produção associada foi assinada pela Fantaspoa Produções. No encerramento, que contou com a première internacional de "Tragedy Girls", de Tyler MacIntyre, foram anunciados os vencedores da décima terceira edição do festival.
Na segunda metade de julho, o Cine Santander Cultural receberá a mostra Fantaspoa Revisitado. Será a oportunidade de o público assistir à maioria dos filmes premiados dessa edição do evento, bem como os favoritos do público e da curadoria.
Os vencedores da décima terceira edição do festival são:
Prêmios do júri oficial
Curtas-Metragens (jurados Fabián Forte e Emiliano Romero)
Melhor Curta Nacional: O Pequeno Pé-Grande, de Leo Bello.
Menção Honrosa: Aspirina para Dor-de-Cabeça, Philippe Bastos.
Melhor Curta de Animação Internacional: The Absence of Eddy Table, de Rune Spaars.
Menção Honrosa: The Servant, de Farnoosh Abedi.
Melhor Curta em Live-Action Internacional: Aquabike, de Jean-Baptiste Saurel.
Menção Honrosa: Dark_Net, de Tom Marshall.
Mostra Ibero-Americana (jurados Ignácio López Vacas e Norbert Keil)
Melhor Filme: Terra e Luz, de Renné França.
Melhor Direção: Gabriel Grieco, por Hipersomnia.
Melhor Roteiro: 1974: A Possessão de Altair, roteirizado por Victor Dryere.
Melhor Atriz: Cecilia Cartasegna, por Clementina.
Melhor Ator: Javier Bódal, por A Noite do Virgem.
Competição Internacional (jurados André Kleinert e Diego Faraone)
Melhor Filme: Jogo da Morte, de Sebastien Landry e Laurence “Baz” Morais.
Melhor Direção: Alice Lowe, por Prevenge.
Melhor Atriz: Amanda Fuller, por Fashionista.
Melhor Ator: Tim Haars, por Ron Goossens, Dublê de Baixo Orçamento.
Melhor Roteiro: Robert Bolesto, por The Lure.
Melhor Direção de Arte: Jeff White, por Dave Fez um Labirinto.
Melhores Efeitos Especiais: The Void, dirigido por Jeremy Gillespie, Steven Kostanski.
Menção Honrosa por Melhor Banho de Sangue: Hoje à Noite Ela Virá, de Matt Stuertz.
Menção Honrosa por Contribuição Artística: Sem Nome, de Lorcan Finnegan.
Menção Honrosa por Contribuição Humanista: Vovó Está Dançando na Mesa, de Hanna Sköld.
Prêmios de Público
Melhor Curta Nacional: Ruanita, de Fernando Sanches
Melhor Curta de Animação Internacional: The Servant, de Farnoosh Abedi
Melhor Curta em Live-Action Internacional: Dark_Net, de Tom Marshall
Melhor Longa-Metragem: Dave Fez um Labirinto, de Bill Watterson