A décima sextaedição do Fantaspoa será realizada de 14 à 31 de maio de 2020. O festival, surgido em 2005, foi pioneiro como festival de cinema fantástico no Brasil e, atualmente, é um dos mais importantes da América Latina.
Exibindo o melhor do cinema fantástico, assim como realizando sessões comentadas, workshops, palestras, sessões musicadas, exposições e festas, o Fantaspoa se tornou o primeiro representante latino americano da European Fantastic Film Festivals Federation (EFFFF), a federação que congrega os 22 mais importantes festivais de cinema fantástico do mundo.
Convidamos os profissionais que trabalham com cinema de gênero a submeter seus trabalhos no website www.filmfreeway.com/fantaspoa
O regulamento segue abaixo:
REGULAMENTO – FANTASPOA 2020
1 – A décima sexta edição do FANTASPOA – FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA FANTÁSTICO DE PORTO ALEGRE será realizada em Porto Alegre – Rio Grande do Sul, entre os dias 14 e 31 de maio de 2020.
2 – O principal objetivo do Fantaspoa é oportunizar a exibição e apreciação de filmes de gênero. O festival tem o objetivo de:
a) Criar um fórum cultural multimídia na cidade de Porto Alegre;
b) promover o cinema brasileiro e estimular a produção cinematográfica no Brasil;
c) ser um espaço de divulgação para filmes internacionais inéditos comercialmente.
3 – O comitê de seleção do festival considerará, para as mostras competitivas internacional, ibero-americana e de curtas-metragens do XVI Fantaspoa, exclusivamente, filmes de gênero (bizarro, fantasia, ficção científica, horror e thriller).
4 – Requisitos para inscrição de filmes em curta e longa-metragem nas mostras do XVI Fantaspoa:
- Os filmes longa-metragem devem ter no mínimo 60 minutos de duração;
- Os filmes curta-metragem devem ter no máximo 30 minutos de duração;
- Os filmes estrangeiros devem ser legendados ou falados em inglês ou espanhol;
- Os filmes devem ser inéditos nos cinemas da cidade de Porto Alegre.
- Os filmes devem ter sido concluídos após 1 de janeiro de 2017.
6 – A inscrição de um filme para o XVI Fantaspoa deve ser realizada mediante preenchimento e submissão de formulário específico na plataforma Filmfreeway.com até 31 de janeiro de 2020. Os valores para inscrições estão disponíveis no website www.filmfreeway.com/fantaspoa.
7 – Não há limitação de quantidade de obras submetidas por pessoa jurídica/física. Nenhum valor de inscrição será devolvido, mesmo se não atender os requisitos dispostos no item 4 deste regulamento.
8 – A comissão organizadora do festival não realiza pagamento de taxas de exibição para filmes selecionados.
9 – Os filmes serão exibidos conforme decisão da comissão organizadora do Fantaspoa. Esta se reserva o direito de selecionar os filmes que serão exibidos na programação do XVI Fantaspoa, bem como de determinar a seção na qual a obra será inserida. Os filmes submetidos e selecionados serão exibidos ao público no máximo três vezes.
10 – A comissão organizadora do festival selecionará os membros do júri de cada seção. Os membros não poderão ter participado dos filmes da competição de sua seção, ou ter especial interesse na produção e/ou exploração das obras constantes na competição.
11 – A premiação do Fantaspoa consiste em um troféu.
12 – A denominação oficial do festival é: Fantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre.
13 – O responsável pela inscrição da obra, ao realizar a inscrição no XVI Fantaspoa, admite tacitamente ser responsável por todos os direitos autorais, de imagem, de trilha sonora e pelos demais direitos conexos gerados pela realização e exibição da obra inscrita. A comissão organizadora do Fantaspoa, portanto, não se responsabiliza por questões relativas ao direito autoral, direitos de uso de voz, imagem, trilha sonora ou locação no conteúdo dos trabalhos inscritos.
14 – Os responsáveis pelas submissões dos filmes concordam que extratos de vídeos e imagens das obras inscritas possam vir a ser utilizadas no material de divulgação do festival, para fins promocionais.
15 – A inscrição pressupõe a concordância com todas as condições citadas acima.