Em outubro de 1928, num momento de efervescência cinéfila em Porto Alegre, foi inaugurado o Cine Theatro Capitólio que, com 1.295 lugares, abrigava apresentações de teatro e dança e, principalmente, projeções de filmes. O declínio, iniciado com o fim dos cinemas de rua na década de 1960, fez com que o Capitólio fosse fechado definitivamente em 1994.
O prédio foi empossado pelo município em 1995 e, em 2002, tombado em nível municipal. No início da década de 2000, iniciaram-se obras de restauro com o objetivo de torná-lo sede da cinemateca porto-alegrense – projeto patrocinado pela Petrobras, grande apoiadora cultural do País e que também patrocina o Fantaspoa há cinco anos.
Após mais de uma década de um longo e complexo processo de restauração, a Cinemateca Capitólio foi inaugurada no dia 27 de março de 2015, comemorando o Dia do Cinema Gaúcho. Além de recuperar a vocação original do espaço como sala de exibição, também teve o objetivo de transformar o prédio em um local destinado à preservação da memória audiovisual do Rio Grande do Sul. O espaço conta com uma sala de cinema com 164 lugares, sala de exposições, uma cafeteria, salas de pesquisa, sala multimídia e um centro de documentação, que detém acervos de filmes, arquivos pessoais de críticos e cineastas e materiais relacionados à produção fílmica gaúcha.
Para celebrar esse lindo espaço, o Fantaspoa realizará as Sessões Petrobras, uma mostra composta por seis longas-metragens de gênero brasileiros, passeando por diferentes épocas da história do cinema nacional. Serão realizadas sessões especiais comentadas por integrantes das equipes de realização dos longas e/ou especialistas em cinema de gênero.
Espelho da Carne, de Antonio Carlos da Fontoura
Horror, Aventura – 1984 – 110 minutos – Classificação: 18 anos
Álvaro arremata num leilão um espelho que pertencera ao quarto principal de um bordel de luxo. Ele leva o espelho para casa para presentear sua esposa. O casal logo percebe que o espelho possui um perfume que provoca diferentes sensações e desejos, estimulando o apetite sexual de quem se aproxima.
Cinemateca Capitólio | Data: 29/05 (Domingo) | Horário: 17h00 - Sessão comentada com o diretor brasileiro Antonio Carlos da Fontoura.
Fica Comigo esta Noite, de João Falcão
Fantasia, Comédia – 2006 – 73 minutos – Classificação: livre
O casamento de Edu e Laura está em crise. Em meio a essas turbulências, Edu, repentinamente, morre. Decidido a se despedir de Laura de qualquer forma e querendo saber qual era o segredo que ela iria lhe contar pouco antes de morrer, Edu passa a buscar um meio de se comunicar com ela.
Cinemateca Capitólio | Data: 22/05 (Domingo) | Horário: 17h00
Finis Hominis, de José Mojica Marins
Horror, Drama – 1971 – 89 minutos – Classificação: 16 anos
Um homem completamente nu emerge do mar e caminha tranquilamente pelas ruas da cidade, interferindo de várias maneiras em episódios cotidianos, sempre em busca de justiça. Assumindo o nome Finis Hominis, ele é tido pela população como um messias moderno, capaz de operar milagres.
Cinemateca Capitólio | Data: 21/05 (Sábado) | Horário: 17h00 - Sessão comentada com o diretor brasileiro e especialista na obra de José Mojica Marins, André Barcinski.
A Hora Mágica, de Guilherme de Almeida Prado
Fantasia, Drama, Romance – 1999 – 103 minutos – Classificação: 12 anos
Em 1950, a Rádio Brasil recebia artistas para interpretar a radionovela “Um Assassino Está Entre Nós”. Tito Balcárcel dá voz às peripécias do galã e interpreta o mordomo Matias. Um dia, ele se apaixona por Lúcia, uma jovem ambiciosa que o colocará no centro de uma teia rodeada de pequenos mistérios.
Cinemateca Capitólio | Data: 15/05 (Domingo) | Horário: 17h00 - Sessão comentada com o diretor brasileiro Guilherme de Almeida Prado.
Perfume de Gardênia, de Guilherme de Almeida Prado
Drama – 1992 – 118 minutos – Classificação: 14 anos
O motorista de táxi Daniel é casado com Adalgisa, com quem tem um filho. Ela começa a fazer cinema, abandona a família e é proibida por Daniel de ver o filho Joaquim. Durante onze anos, Daniel nutre um sentimento de vingança, que ganha força quando Joaquim reencontra a mãe, em decadência profissional.
Cinemateca Capitólio | Data: 14/05 (Sábado) | Horário: 17h00
Prata Palomares, de André Faria
Thriller – 1972 – 125 minutos – Classificação: 18 anos
Dois guerrilheiros se escondem numa igreja em ruínas. Enquanto decidem o que fazer, recebem a visita de uma mulher misteriosa que diz querer engravidar deles dois. Um dos guerrilheiros pretende construir um barco para sair da ilha e o outro se veste de padre fazendo amizade com as autoridades locais.
Cinemateca Capitólio | Data: 28/05 (Sábado) | Horário: 17h00 - Sessão comentada com o diretor brasileiro André Faria.
Os ingressos para o Fantaspoa possuem um preço de R$ 10,00 (dez reais). Os ingressos são vendidos nas bilheterias dos cinemas das sessões correspondentes.