O cinema de horror tem uma história longa e complexa que remonta às origens do próprio cinema, com as fantasmagorias e a relação com o oculto. Fazendo um recorte mais enxuto, o curso abordará de forma introdutória os momentos moderno e contemporâneo dentro da tradição brasileira e internacional, procurando identificar matrizes de construção da relação negativa do público com situações "abjetas", de "terror" e "apocalípticas".
Tópicos a serem abordados:
- O conceito de horror no cinema
- A virada para o moderno horror cinematográfico: Olhos sem rosto e O bebê de Rosemary
- abjeção, náusea, asco: Possessão
- a virada para o horror contemporâneo: criatura, monstro, zumbi
- a origem interna do mal: vírus e contaminação
- a origem externa do mal: o estrangeiro
- metafóras políticas e ideológicas
- Um país assaltado pelo medo do futuro: o cinema brasileiro de horror
Sobre o ministrante:
Hernani Heffner, é Curador e Conservador-Chefe da Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Curador da Temática Preservação da Mostra de Cinema de Ouro Preto e professor do Curso de Cinema da PUC-Rio. É uma das maiores autoridades em preservação audiovisual e em história do cinema brasileiro no País.
Local: Santander Cultural
Datas: 28/5 (sab), das 10h às 12h, e 29/5 (dom), das 13h às 19h.
Inscrições gratuitas até 19/5 pelo e-mail cinema@pranafilmes.com.br.
Bibliografia básica:
BARCINSKI, André e FINOTTI, Ivan. Maldito: a vida e o cinema de José Mojica Marijns, o Zé do Caixão. São Paulo: 34 Letras, 1998.
BAIESTORFF, Peter e SOUZA, César . Manifesto canibal (Uma declaração de guerra dos que nada tem e tudo fazem contra os que tudo tem e nada fazem). Rio de Janeiro: Achiamé, 2004.
BRZOZOWSKI, Jerzy. Brasil, terra do mal: o imaginário de horror na literarutera de viagens e ficção francesa do século XIX. Disponível em http://www.letras.ufmg.br/cesp/textos(2002)09-Brasil%20do%20mal.pdf
CANEPA, Laura Loguercio. Medo de quê?: uma história do horror nos filmes brasileiros. Campinas::Universidade de Campinas/Instituto de Artes, 2008. Tese de Doutorado.
CARROL, Nöel. Filosofia do horror ou paradoxos do coração. Campinas, Papirus, 1999.
CAUSO, Roberto de Souza. Ficção cientifica, fantasia e horror no Brasil: 1875 a 1950. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.
CESARANI, Remo. O Fantástico. Tradução de Nilton Cezar Tridapalli. Curitiba: Editora UFPR, 2004.
COSTA, Flávio Moreira da, org. Os melhores contos de medo, horror e morte. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005.
FOUCAULT, Michel. Os anormais: curso no Collège de France (1974-1975). São Paulo: Martins Fontes, 2001.
GABRIELLI, Murilo Garcia. A obstrução ao fantástico como proscrição da incerteza na literatura brasileira. Rio de Janeiro, UERJ/Instituto de Letras, 2004. Tese de Doutorado.
GIL, José. Monstros. Lisboa: Quetzal, 1994.
GONÇALO JÚNIOR. Enciclopédia dos monstros. São Paulo, Ediouro, 2008.
MENON, Mauricio César. Figurações do gótico e de seus desmembramentos na literatura brasileira; de 1843 a 1932. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2007. Tese de Doutorado.
NAZÁRIO, Luiz. O Medo no Cinema. São Paulo: Colégio Bandeirantes, 1986.
________, ___. Da natureza dos monstros. São Paulo: Arte & Ciência, 1998.
NOVAES, Adauto (org.). Ensaios sobre o medo. São Paulo: Editora SENAC SP / SESC SP, 2007.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Do delicioso horror sublime ao abjeto e à escritura do corpo. In: ANDRADE, Ana Luiza; CAMARGO, Maria Lucia de Barros; ANTELO, Raúl (orgs.). Leituras do Ciclo. Chapecó: Ed. Grifos, 1999.
Os ingressos para o Fantaspoa possuem um preço de R$ 10,00 (dez reais). Os ingressos são vendidos nas bilheterias dos cinemas das sessões correspondentes.