APRESENTAM
O cinema independente de horror e ficção científica norte-americano:
de Roger Corman à Troma e muito, muito além

O VIII Fantaspoa, Festival Internacional de Cinema de Porto Alegre, apresentará em sua nova edição o curso O cinema de horror e ficção científica norte-americano: de Roger Corman à Troma e muito, muito além, que será ministrado pelo jornalista e pesquisador de cinema Carlos Primati em dois finais de semana.

O curso acontecerá na sede do Sindicato dos Bancários, das 10:00 às 13:30, com 30 minutos de intervalo para almoço, nos dias 05, 06, 12 e 13 de maio, com a carga total de doze horas. O investimento para a realização do curso é de R$ 100,00 (cem reais) e os interessados devem realizar sua inscrição pelo e-mail nicolas@fantaspoa.com até o dia 04 de maio.

Módulo 1: O pioneirismo da AIP e o mestre Roger Corman
     · O cinema de gênero e o mercado de exploração norte-americano
     · American International Pictures: pioneirismo independente
     · Roger Corman: nem sempre bom, mas sempre rápido, barato e lucrativo
     · Herschell Gordon Lewis, Larry Buchanan, Al Adamson: os mestres do choque

Módulo 2: Os grandes mestres do horror independente setentista
     · George A. Romero, Wes Craven, Tobe Hooper, John Carpenter: horror à americana
     · Larry Cohen, Andy Milligan, Ted V. Mikels, William Girdler: os eternos rebeldes

Módulo 3: A produção de filmes de ehorror direct-to-video oitentista
     · Full Moon Entertainment: horror independente e o mercado de home video
     · Charles Band, Stuart Gordon, Brian Yuzna, David Schmoeller: os novos mestres
     · Fred Olen Ray: o cinema de gênero em produção industrial
     · Sam Raimi: o filme de horror independente como ponto de partida

Módulo 4: O cinema independente como manifesto de liberdade
     · Troma Entertainment: mau gosto, exageros e o manifesto do cinema independente
     · Lloyd Kaufman e o infame cinema ‘anti-Steven Spielberg’
     · “A Bruxa de Blair” e o fenômeno do falso documentário
     · O horror independente e as novas tecnologias: internet, celular e cinema digital

O curso abordará a produção de cinema independente dos Estados Unidos dentro do gêneros populares – horror, ficção científica, ação etc. – a partir do pioneirismo da produtora American International Pictures, que quebrou o monopólio dos grandes estúdios em fins da década de 1950 e revelou talentos como o do diretor Roger Corman, o padrinho do cinema independente. O curso, dividido em quatro módulos, também irá abordar cineastas que se dedicaram à produção de filmes extremos de horror, sendo até hoje cultuados por isso, como Herschell Gordon Lewis e Al Adamson, e dos grandes mestres da década de 70, como George A. Romero (A Noite dos Mortos-Vivos), Wes Craven (Aniversário Macabro), Tobe Hooper (O Massacre da Serra Elétrica) e John Carpenter (Halloween, a Noite do Terror), que reinventaram o horror estadunidense e revolucionaram o gênero com seus clássicos independentes. A produção da década de 80, com o surgimento do fenômeno do home video, também terá destaque, em especial os filmes da produtora Full Moon Entertainment, incluindo obras cultuadas dos diretores Stuart Gordon e David Schmoeller, que estarão presentes no festival para terem suas carreiras homenageadas. A importância do cinema independente de horror como uma maneira de se fazer cinema de baixo orçamento, mas com alta dose de criatividade, será abordado a partir de realizações como A Morte do Demônio, de Sam Raimi, A Bruxa de Blair, de Daniel Myrick e Eduardo Sanchez, e as produções do estúdio Troma, responsável por clássicos infames como O Vingador Tóxico e Tromeu e Julieta. A exploração comercial da popularidade do filme de horror em novas tecnologias e formatos, como o filme interativo, a produção via internet e o cinema digital, também irão salientar o quão prolífico e rico de possibilidades é este terreno, destacando o horror e a ficção científica como os gêneros com maior aceitação popular.
Atividades
Informações
Blog Fantaspoa
Veja a cobertura em todos os detalhes e ainda comente sobre o festival. Clique aqui.
Newsletter
Preencha com seu email e receba nossa news
As obras audiovisuais foram classificadas indicativamente pela organização do VIII Fantaspoa, nos termos da Portaria nº 3.203, de 8 de outubro de 2010, expedida pelo Ministério da Justiça.
© COPYRIGHT 2004 - 2024 FANTASPOA, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
home | programa | atividades | debates | sobre o festival | informações | contato
web design, cms e seo básico por digital art