O XII Fantaspoa chegou ao fim contabilizando um público de oito mil espectadores em suas atividades que envolveram, além das habituais sessões de cinema nas salas CineBancários, Cine Santander Cultural e Cinemateca Capitólio, workshops, sessão musicada, cursos, palestras, festas, o Fantaspoa CineKombi, mostra itinerante inédita no festival, e as Sessões Petrobras, com uma mostra especial retrospectiva do cinema brasileiro, que exibiu filmes raros e que contou com as ilustres presenças de Antonio Carlos da Fontoura (Espelho de Carne), André Faria (Prata Palomares), André Barcinski (comentando Finis Hominis) e Guilherme de Almeida Prado (A Hora Mágica e Perfume de Gardênia). Apresentado pelo Ministério da Cultura e pela Petrobras, que assina o patrocínio junto com o Banrisul, o evento apresentou mais de 100 filmes curtas e longas-metragens e trouxe a Porto Alegre mais de 40 convidados e reuniu alguns dos mais talentosos e promissores profissionais da sétima arte da atualidade, criando um rico ambiente de troca de informações e experiências e de estabelecimento de contatos.
Na abertura do evento, foi apresentado "Kryptonita", um dos maiores sucessos domésticos da Argentina em 2015 e cuja produção associada foi assinada pela Fantaspoa Produções. No encerramento, que contou com a première internacional de "Antibirth", de Danny Perez, foram anunciados os vencedores da décima segunda edição do festival, além do novo projeto de produção fílmica da Fantaspoa Produções: o longa-metragem "Odradek", que será dirigido por Guilherme de Almeida Prado - homenageado nesta edição do evento - em sua primeira incursão internacional e estrelado por Kristina Klebe, Lautaro Delgado e Juan Palomino. Reforçando o compromisso de estimular a realização cinematográfica, o Fantaspoa também apresentou o longa-metragem "FantastiCozzi", cuja produção é assinada pela produtora do festival e a direção é de Felipe M. Guerra; além de produzir, durante o evento, "Tragam-me a Cabeça de Antonio Mayans" curta-metragem dirigido por Guerra e estrelado por Antonio Mayans - ator homenageado do Fantaspoa - e Valentín Javier Diment.
Na segunda metade de julho, o Cine Santander Cultural receberá a mostra Fantaspoa Revisitado. Será a oportunidade de o público assistir à maioria dos filmes premiados dessa edição do evento, bem como os favoritos do público e da curadoria.
Os vencedores da décima segunda edição do festival são:
Prêmios do júri oficial
Curtas-Metragens: jurados Fernando Sanches, Giordano Gio e Rodrigo de Oliveira
Melhor Curta Nacional: Tarântula, de Aly Muritiba e Marja Calafange; e Castillo y el Armado, de Pedro Harres
Melhor Curta de Animação Internacional: A Blue Room, de Tomasz Siwinski.
Melhor Curta em Live-Action Internacional: Nasty, de Prano Bailey-Bon.
Mostra Ibero-Americana: jurados JJ Weber e Carlos Primati
Melhor Filme: O Elo Podre, de Valentín Javier Diment
Melhor Direção: Pablo Parés, por Daemonium - Soldado do Inframundo; e Gordura.
Melhor Roteiro: Através da Sombra, roteirizado por Nelson Caldas, Adriana Falcão, Walter Lima Jr. e Guilherme Vasconcelos.
Melhor Atriz: Virginia Cavendish, por Através da Sombra.
Melhor Ator: Luis Ziembrowski, por O Elo Podre.
Competição Internacional: jurados André Kleinert e Diego Faraone
Melhor Filme: O Pesadelo, de Akiz
Melhor Direção: Rio, de Jamie M. Dagg
Melhor Atriz: Narges Rashidi , por Sob a Sombra
Melhor Ator: Aharon Traitel, por Tikkun
Melhor Roteiro: Chris Lee Hill e Tyler MacIntyre, por Patchwork
Melhor Direção de Arte: Hellions, dirigido por Bruce McDonald
Melhores Efeitos Especiais: O Ataque dos Zumbis da Calça de Couro, dirigido por Dominik Hartl
Menção Honrosa por Originalidade: O Aberto, de Marc Lahore
Menção Honrosa por Melhor Banho de Sangue: Baskin, de Can Evrenol
Menção Honrosa por Trilha Sonora: Road Duster, de Erik de Bruyn
Prêmios de Público
Melhor Curta Nacional: Castillo y el Armado, de Pedro Harres
Melhor Curta de Animação Internacional: A Blue Room, de Tomasz Siwinski
Melhor Curta em Live-Action Internacional: Beast, de Joob Nuntanat
Melhor Longa-Metragem: O Ataque dos Zumbis da Calça de Couro, de Dominik Hartl