2018 marca o bicentenário da publicação da obra cuja criatura se tornou a face da cultura de Horror.
Originalmente publicado sem os créditos a autora Mary Shelley, "Frankenstein Ou O Prometeu Moderno" é um dos marcos iniciais da ficção cientÃfica e pilar do horror gótico, tendo sido um dos livros mais adaptado para as telas do cinema.
Já em 1910, Thomas Edison retratava as experiências do Doutor Frankenstein, seguido nos anos seguintes de outras adaptações.
Mas foi em 1931 que James Whale faria história na Universal Pictures, com maquiagem de Jack Pierce, Boris Karloff se tornaria o rosto que até hoje todos associam à criatura.
A partir daà o monstro ganhou uma longa série de filmes, contracenando até com Abbott e Costello.
Depois a inglesa Hammer revolucionaria o gênero trazendo uma versão mais energética a cores.
Os anos 70 foram repletos de adaptações do romance de Shelley, mas mesmo excelentes, pouquÃssimas obras cinematográficas foram fiéis a narrativa original.
É em homenagem a este seminal clássico da literatura gótica que durante a programação do décimo quarto Fantaspoa - Festival Internacional de Cinema Fantástico De Porto Alegre, ocorre a exposição FRANKENSTEIN: 200 ANOS DO PROMETEU MODERNO.
De 18 de maio a 03 de junho os visitantes da Cinemateca Capitólio terão oportunidade de uma experiência imersiva dentro do laboratório de Victor Frankenstein.
Criada por um coletivo de artistas de todo o paÃs, capitaneada por Leo Dias de Los Muertos, o objetivo é partir de um ponto o mais fiel possÃvel à descrição da criatura no livro, passeando por diversas interpretações da história ao longo de dois séculos.
Aritstas do coletivo:
Ale Amorin (artista plástico); Alexandra Pernau (artista digital); Anelise Dias (performance ao vivo); Fernando Schmidt (artista plástico); Francisca Braga (artista plástica); Gustavo Sza (artista plástico); Henrique San (ilustrador); Jansen Baracho (ilustrador); Julian Weber (ilustrador); Leo Dias de los Muertos (artista plástico); Leyla Buk (artista plástica); Liz Minelli (ilustradora); Lorenzo Santini (performance ao vivo); Luana Marques (ilustradora); Luiza Marcon (maquiadora); Marcos Miller (ilustrador); Martha Buzin (fotografia); Michel Munhoz (ilustrador); Peter Gossweiler (músico); Rafael Tavares (artista plástico); Ramon Rodrigues (artista plástico); Ricardo Ghiorzi (artista plástico); Ron Selistre (artista plástico); Tikum Seima (ilustrador); Victor Bezerra (ilustrador); Xande Rodrigues (artista gráfico); Yuri Seima (ilustrador).
Data: 18/05/2018 Ã 03/06/2018
Cinemateca Capitólio Petrobras (R. Demétrio Ribeiro, 1085)
Horário: de terças a sextas-feiras, das 9h ás 21h, e aos sábados, domingos e feriados das 14 ás 21h.
Ingresso: Entrada franca
*Atividade Realizada em parceria com o Goethe-Institut Porto Alegre