AÇÕES FORMATIVAS
Um dos maiores compromissos do Fantaspoa sempre foi estimular a formação de plateia, o pensamento crítico em relação é arte e a produção fílmica, de forma a auxiliar no estabelecimento da base de uma indústria cinematográfica nacional.
Mostra Itinerante Fantaspoa
Atuando como uma janela de cinema cujo objetivo é exibir filmes que, por questões comerciais, dificilmente são disponibilizados ao público da forma ideal, o Fantaspoa entende que também há deficiências na distribuição de salas de cinema, que acabam se concentrando em pólos de circulação de populações com maior poder aquisitivo. Por isso, o Fantaspoa dê continuidade à mostra itinerante, iniciada em 2016. Serão promovidas sessões gratuitas em escolas públicas da cidades gaúchas. O projeto, que está sendo coordenado pelo jornalista e produtor cultural Wender Zanon, tem o objetivo de levar a experiência cinematográfica a públicos com pouco acesso a salas de cinema, democratizando a cultura e estimulando o interesse da apreciação da sétima arte.
Escolas que receberão o projeto:
ELDORADO DO SUL
Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiza Maria Binfar Cézar
CANOAS
Escola Estadual de Ensino Médio André Leóo Puente
GUAÍBA
Instituto Estadual de Educação Gomes Jardim
ESTEIO
Colégio Estadual José Loureiro da Silva
SAPUCAIA DO SUL
Escola Municipal de Ensino Fundamental Justino Camboim
SÃO LEOPOLDO
Escola Municipal de Ensino Fundamental Gusmão Britto
Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Orestes João Stragliotto
PORTO ALEGRE
Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro
Oficina de Cinema Independente
O diretor barbosense Felipe M. Guerra, cujas obras foram exibidas em mais de 20 países, ministrará oficina gratuita na Escola Municipal de Ensino Fundamental Gusmão Britto, em São Leopoldo. Objetivando, principalmente, despertar o interesse dos alunos na sétima arte, Felipe aliará aspectos teóricos - história do cinema e estudo de vídeos - e práticos - como fazer uso de técnicas básicas de produção para fazer filmes. Abrangendo os conhecimentos adquiridos de fotografia, som, direção, roteiro, produção, arte e edição, os alunos realizarão, ao final da atividade, um curta-metragem como trabalho final. E, para a captação de imagens, será utilizada a ferramenta mais acessível para os participantes: um telefone celular.