Curso Teórico sobre Giallo
Datas: 11 e 12 de maio de 2013, das 10h às 12h30min.
Valor de inscrição: 120 reais.
Número máximo de participantes: 50.
Local: Santander Cultural.
Pré-requisito: conhecimento de inglês (o curso será realizado em inglês).
Objetivo: Originalmente utilizado para descrever livros de bolso baratos de suspense e mistério, que eram publicados na Itália com capas amarelas, o termo "giallo" (amarelo, em italiano) passou a nomear um ciclo de filmes produzidos no país entre as décadas de 1960 e 1970.
Herdando dos velhos livros de bolso as tramas macabras de mistério e suspense; os finais surpreendentes; a sensualidade/erotismo; e os violentos assassinatos, estas produções eram muito criticadas no seu país de origem, mas com o tempo ganharam status de culto no mundo inteiro. O curso objetiva apresentar um completo panorama sobre os filmes "gialli", suas características e principais obras através de um dos próprios realizadores, o diretor italiano Luigi Cozzi.
Conteúdo:
- Análise da forte influência do cinema de Alfred Hitchcock e dos filmes noir norte-americanos nos "gialli".
- Análise das características comuns às obras do ciclo (como o misterioso assassino de luvas pretas, as lâminas brilhantes e a brutalidade quase operística, além do uso de animais e números nos títulos).
- Os filmes mais representativos e seus diretores (como Dario Argento, Mario Bava, Sergio Martino, Lucio Fulci, Umberto Lenzi, Aldo Lado, entre outros).
- As impactantes trilhas sonoras, que ajudam a criar o ambiente de suspense e perigo constante, e imortalizaram compositores como Bruno Nicolai, Ennio Morricone, Fabio Frizzi, Riz Ortolani e a banda de rock progressivo Goblin (responsável pela trilha sonora de diversos filmes de Dario Argento).
Sobre o ministrante:
O diretor-roteirista italiano Luigi Cozzi é fã de ficção científica, trabalhou com atores famosos como Klaus Kinski, Christopher Plummer, Donald Pleasence, Lou Ferrigno, David Hasselhoff e Caroline Munro, realizou filmes nos mais variados gêneros, escreveu livros e artigos sobre cinema fantástico. Cozzi dirigiu o giallo "Matador Implacável" (L"assassino è Costretto ad Uccidere Ancora) em 1975, além de ser amigo pessoal de um dos nomes mais famosos do ciclo: Dario Argento. Luigi inclusive trabalhou com ele em vários filmes: co-escreveu "Quatro Moscas Sobre Veludo Cinza" (1971), fez os efeitos visuais de "Phenomena" (1985) e foi assistente do diretor em "Dois Olhos Satânicos" (1990) e "Síndrome Mortal" (1995). Atualmente, é sócio de Argento na loja Profondo Rosso, que vende artigos relacionados ao gênero fantástico e possui um museu sobre Giallo.
Aos interessados, inscrevam-se logo pois as vagas são limitadas.