Neste ano, o Fantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre, homenageará dois diretores e suas respectivas carreiras: os norte-americanos David Schmoeller e Stuart Gordon.

David SchmoellerDavid Schmoeller é diretor, produtor e roteirista de cinema. Estudou no México, na Universidad De Las Americas, em 1967 e 1968, onde foi colega do diretor Alejandro Jodorowsky e teve aulas com o lendário Luis Buñuel. Posteriormente, realizou mestrado na Universidade de Texas, em Austin, cujo trabalho final foi indicado, pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, para prêmio de melhor filme realizado por estudantes no ano de 1974. Sua estreia como diretor de longa-metragem foi com “Armadilha para Turistas” (“Tourist Trap”), citado pelo escritor Stephen King como um clássico. David dirigiu o cultuado “Bonecos da Morte” (“Puppet Master”), que acabou se tornando uma das franquias de horror mais bem sucedidas da história do cinema. 

Schmoeller já trabalhou em mais de 10 longas-metragens e em muitas séries de televisão, e, em 2007, teve sua carreira homenageada pela Cinemateca Francesa. Atualmente, também dá aulas de cinema na Universidade de Nevada e supervisiona a UNLV Short Film Archive.

Stuart GordonStuart Gordon é diretor, produtor e roteirista de cinema e teatro. Formado pela Universidade de Wisconsin, começou trabalhando com teatro, tendo participado, dentre outros, na estreia de David Mamet como escritor de teatro. No cinema, o longa-metragem de estreia de Gordon foi o cultuadíssimo “Re-Animator: a Hora dos Mortos-Vivos” (“Re-Animator”), baseado em conto do escritor HP Lovecraft, o qual foi seguido dos longas “Do Além” (“From Beyond”) e “Bonecas Macabras” (“Dolls”). Após, criou a história e roteirizou o sucesso “Querida, encolhi as crianças”, dos estúdios Disney.

Em toda a sua carreira, Gordon dirigiu mais de 15 títulos, sendo cultuado por realizar adaptações fieis e elogiadas da obra de Lovecraft. Hoje em dia, Gordon é considerado, pela crítica especializada, um dos mais importantes diretores de cinema fantástico dos últimos 30 anos. Em 2009, Gordon dirigiu uma peça teatral baseada em “Nevermore”, de Lovecraft. Trata-se de um monólogo, atuado por Jeffrey Combs, que foi amplamente aclamado por público e crítica, tendo sido indicado ao Saturn Award.

O Fantaspoa exibirá, entre os dias 8 e 12 de maio, um total de 25 filmes dos dois diretores – sendo 19 longas-metragens –, abrangendo boa parte de suas carreiras. Serão realizadas cinco sessões comentadas com os diretores: três com David Schmoeller e duas com Stuart Gordon. Numa das sessões comentadas com David Schmoeller, será apresentado, em première mundial, seu novo filme: “Pequenos Monstros” (“Little Monsters”).

O VIII Fantaspoa será realizado entre os dias 04 e 20 de maio de 2012, e é uma apresentação do Ministério da Cultura e da Petrobras.

Atividades
Informações
Blog Fantaspoa
Veja a cobertura em todos os detalhes e ainda comente sobre o festival. Clique aqui.
Newsletter
Preencha com seu e-mail e receba nossa news
As obras audiovisuais foram classificadas indicativamente pela organização do VII Fantaspoa, nos termos da Portaria nº 3.203, de 8 de outubro de 2010, expedida pelo Ministério da Justiça.
© COPYRIGHT 2010 - 2011 FANTASPOA, TODOS OS DIREITOS RESERVADOS